Luiz de Mattos em sua época foi um espírito incansável, foi um bravo e duplamente abolicionista. Lutou pela liberdade do homem escravo do próprio homem. Mas também lutou pela liberdade do homem escravo dos dogmas escravagistas e grosseiros, liberando o pensamento do homem travado nas amarras do misticismo religioso, levando-o ao auto conhecimento de si próprio como Força e Matéria.

Disciplina, Ordem e Bem Estar

Percebe-se que o desequilíbrio mental alastra-se por toda parte como verdadeira epidemia, porque ninguém quer ter trabalho de raciocinar, de pensar bem. É preciso ordem e disciplina: sem elas não pode existir saúde nem bem-estar espiritual.


Procuramos esclarecer a humanidade, mas é bem difícil, porque poucos são os seres que querem despertar para a espiritualidade. A maioria aceita o engodo, escuta palavras dúbias, com o que é levada para o terreno da confusão, retardando o processo evolutivo.

Nos trabalhos espirituais realizados nas casas racionalistas cristãs, os assistentes escutam as orientações dos presidentes e doutrinações do Astral Superior. Não ouvem palavras melosas, mas explanações esclarecedoras, para que não saiam com as mesmas dúvidas com que entraram.


As pessoas presentes, ao concentrar seus pensamentos nas palavras irradiadas, desligam-se da vida, sendo beneficiadas pela limpeza psíquica e por eflúvios espargidos pelas Forças Superiores. Tudo é conseguido com disciplina e ordem.


Levar tanto a vida espiritual quanto a material sem disciplina, sem ordem, é campo aberto para o desequilíbrio psíquico e a obsessão. Quando a criatura chega a esse estado, é preciso que os familiares ajam com firmeza, contrariando as vontades do obsedado, tudo que lhe seja prejudicial. Aqueles que nos leem com suas faculdades mentais perfeitas devem prestar bem atenção ao que escrevemos.


Portanto, é preciso estudar e raciocinar com sensatez, para chegar à conclusão exata de que a vida exige método e organização. Quem se submete à disciplina e à ordem tem existência equilibrada.


Então, façam por estudar, e verão a melhor maneira de vencer na luta do dia a dia, pois cada um tem sua rota e ninguém deve desviar-se dela. Aqueles que, pelo mau uso do livre arbítrio, contrariam as leis evolutivas, não podem ter vida tranquila.

Meditem sobre os dias passados e tratem de viver um presente eficaz. É necessário que o ser humano pense um pouco mais na espiritualidade, compreendendo-a inteligentemente.


Nas casas racionalistas cristãs as pessoas são fortalecidas pelo esclarecimento espiritual. Nelas, levanta-se o moral abatido, dá-se-lhes a mão amiga, para que se ergam e saibam caminhar por si mesmas. Aproveitem os ensinamentos as que têm vontade de progredir em sua evolução.


Todavia, sabemos, perfeitamente, que muitas delas, depois de ouvir os aconselhamentos, deixarão de comparecer mais vezes, ainda não terão vontade forte para se manter em disciplina espiritual. No dia em que a dor novamente chegar, pensarão, e, lamentando o tempo perdido, irão voltar, encontrando sempre abertas as portas que as acolheu no passado”.

Fonte:
LUIZ DE MATTOS – “Clássicos do Racionalismo Cristão” - Volume 2

Colaboração: Maria de Fátima Almeida


Poderá gostar de conhecer: