Luiz de Mattos em sua época foi um espírito incansável, foi um bravo e duplamente abolicionista. Lutou pela liberdade do homem escravo do próprio homem. Mas também lutou pela liberdade do homem escravo dos dogmas escravagistas e grosseiros, liberando o pensamento do homem travado nas amarras do misticismo religioso, levando-o ao auto conhecimento de si próprio como Força e Matéria.

Selo comemorátivo 100 anos do nascimento de Luís de Mattos

PAÍS: Brasil

LANÇAMENTO: 1960 

MOTIVO: LUIZ JOSÉ DE MATTOS – (3.1.1860 – 15.1.1926).


Era membro da  Loja “Cinco de Abril”, Cad. Nº: 456,  de Santos, da jurisdição do Grande Oriente do Brasil, loja esta fundada em 5.4.1894.

Em 1902 o Ir.’. Luiz de Mattos, já Gr.’. 30; era representante junto á Assembléia Geral do Grande Oriente do Brasil.

Luís José de Mattos Chaves Lavrador (3 de janeiro de 1860 — Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 1926) foi o fundador do Racionalismo Cristão.

Aos 23 anos tornou-se comerciante de café na praça de Santos. Posteriormente, dedicou-se, a vários empreendimentos, como o Banco de Santos e uma estrada de ferro.

Aos cinquenta anos, após sofrer um ataque cardíaco, foi convidado por Luís Tomás para ir a um centro espírita na cidade de Santos, em busca de restabelecimento.


Foi quando iniciou os estudos que acabaram por fornecer-lhe as bases para a defesa do espiritismo como ciência e filosofia, sem conotação religiosa. Daí surgiu o Espiritismo Racional e Científico Cristão, que depois se tornaria Racionalismo Cristão.

Fonte: